Perfil Profissional

Thiago de Meira Rezende é um profissional competente e responsável para com o cargo exercido na rede municipal de ensino na cidade de Miraí.
Seu trabalho é elogiado por diversos profissionais da área educacional e segmentos da sociedade devido ao seu dinamismo e à sua criatividade que são marcas registradas deste profissional altamente eficaz e eficiente na elaboração e execução de atividades enriquecedoras em prol de uma educação de qualidade.
O profissional criou o blog O Poder das Palavras para divulgar todas as suas atividades realizadas no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Um espaço virtual grandioso e inovador que demonstra a sua incontestável capacidade de iniciativa, organização e, sobretudo, comprometimento para com o seu trabalho.
Idealizou e criou com êxito o blog da Escola Municipal Dom Helvécio e Secretaria de Educação de Miraí, servindo de referência para diversas cidades da região.
Trata-se de um profissional atencioso, dedicado e com um ótimo relacionamento interpessoal. Sempre está em busca de novos desafios e aprendizados visando o aprimoramento pessoal e profissional.
Foi eleito pela Secretaria Municipal de Educação de Miraí, no ano de 2009, o educador revelação, por causa dos excelentes serviços prestados à educação municipal, além de ser reconhecido pelo Instituto Votorantim, no ano de 2011, como um dos educadores que contribuíram para a melhoria da qualidade da educação da cidade.

 Maria do Carmo Oliveira Silva e Trota - Secretária Municipal de Educação de Miraí

Thiago,
  • Sinto-me lisonjeada em perceber que a Secretaria de Educação de Miraí, mais uma vez, acertou em cheio na escolha do tutor de Língua Portuguesa do Gestar II - http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com. Parabéns, professor Thiago, pelo seu comprometimento e criatividade nesse programa. Já fomos informadas de que o 1º encontro foi um sucesso. Que Deus continue te abençoando com criatividade, organização e boa vontade sempre
  • Temos que admitir que você tem sido a revelação / 2009 na educação municipal. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Indiscutivelmente, fruto de seu interesse, empenho, dedicação, criatividade e muita boa vontade em oferecer à educação o seu melhor. Jamais perca de vista esses caminhos. 
  • Estou certa de que o seu trabalho no Gestar II - http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com, de Língua Portuguesa tem sido referência para os seus colegas tutores de outros municípios. Mais uma vez, parabéns pela dedicação, criatividade e profissionalismo. Verdadeiramente o seu trabalho tem sido um exemplo e um orgulho muito grande para todos nós que fazemos parte da rede municipal. Você tem dado um Show!  
  •  Felizes são aqueles que colocam amor em tudo o que fazem. No seu caso em especial, mais felizes ainda são aqueles alunos que tem o privilégio de tê-lo como professor. Parabéns pelo seu trabalho no Gestar II - http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com
 Maria do Carmo Oliveira Silva e Trota - Secretária Municipal de Educação de Miraí

  • Eu tinha certeza que o Gestar II em Miraí seria um sucesso!!! Você está mostrando que tem competência e compromisso com a Educação. Parabéns! 
  • Estou encantada com o seu blog - http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com. Que trabalho maravilhoso que você está realizando. Isso é o Sucesso do Gestar II em Miraí. A cada dia que visito o seu blog, ele está melhor! Lindo!
  • Parabéns! A sua criatividade fez a diferença.
 Erla Delane - Professora Coordenadora do Gestar II - Língua Portuguesa, em Barbacena - MG
  • Fantástico seu blog, Thiago! Parabéns pelo belo trabalho!
            Professor Dioney Gomes - Coordenador do Gestar II - Língua Portuguesa Universisdade de Brasília


            Você é muito especial... saiba que Miraí tem uma riqueza sem preço: Thiago Meira. Uma joia rara que tem em sua composição elementos importantes como simplicidade, alegria, sabedoria e dinamismo. Você é muito importante e de um potencial sem limites. Lute pelos seus sonhos e conte com Deus para te auxiliar no seu caminho que não tem como ter outro nome a não ser SUCESSO!
            Sílvia França - Carandaí - MG
             
            Seriedade e leveza, comprometimento e criatividade, competência e inspiração são os elementos que compõem o seu trabalho e fazem dele algo único e maravilho.
            Danielle Berzoine - Juiz de Fora - MG

            Você me surpreendeu com o seu talento. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Continue sempre dedicado que todas as portas se abrirão para você.
            Renata Resende - Barbacena - MG

            O dinamismo é sinômino do nome Thiago!
            Denise Escobar - Santos Dumont - MG

            Seu trabalho é sempre inovador, motivacional e atraente. Tudo isso é fruto de dua dedicação e de seu talento, que com modéstia você mostra.
            Ubaldo - São Brás do Suaçuí - MG

            Teu trabalho é realmente inovador! Muito bom, muito bom mesmo!
            Rogério - Cataguases - MG

            Parabéns pelo trabalho desenvolvido com comprometimento, seriedade e principalmente dedicação.
            Daniela Corrêa - Santos Dumont

            Sem comentários! "Cê num é fraco não". Você é nota 1000!
            Viviane Vieira - Santa Margaria - MG

            Você é muito gente boa e merece colher os frutos que almeja. Seu trabalho realizado no Gestar II foi excelente. Parabéns!
            Graça - Desterro do Melo - MG

            Parabéns! Seja sempre um professor fascinante! Seu trabalho é espetacular!
            Débora - Santana do Garambéu - MG
              
            Parabéns pelo excelente trabalho. Mostra claramente o quanto você se dedicou. Que no futuro você possa colher só frutos bons destas sementes que foram plantadas.
            Silma - Ponte Nova - MG


            O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos seus amigos. E foi isto que senti ao ver o seu trabalho. Parabéns!
            Conceição Morito - Miraí - MG 


            Programa de formação continuada motiva professores da rede municipal de Miraí

            Para responder ao desafio da aprendizagem dos alunos da rede municipal de educação com qualidade, a cidade de Miraí (MG) está participando do programa Gestar II, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, uma iniciativa do Ministério da Educação, destinado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é a formação continuada, com a atualização dos saberes profissionais, por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
            O programa teve início no mês de maio e os 10 professores participantes – moradores também das cidades de Santana de Cataguases e São Sebastião da Vargem Alegre – se encontram presencialmente a cada 15 dias. As reuniões envolvem dinâmicas que motivam o professor a relacionar os aspectos teóricos discutidos às suas práticas cotidianas em sala de aula, além de compartilhar reflexões e estratégias.
            Segundo o professor Thiago de Meira Rezende, um dos que participam do Gestar II em Miraí, a ideia é discutir os métodos a serem trabalhados na escola, visando à melhoria da qualidade do ensino. “Queremos deixar nossas aulas mais criativas e dinâmicas aos olhos de nossos alunos, despertando neles o interesse pelo aprendizado. O trabalho é totalmente voltado ao desenvolvimento da compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos”, completa.
            Todas as atividades que os professores realizam em suas escolas na área de Língua Portuguesa também são compartilhadas em um espaço virtual (http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com/2009_04_01_archive.html). O objetivo principal é interagir e permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, a fim de acompanhar os trabalhos elaborados.
            O educador Thiago, que coordena o Blog, diz que os professores têm se mobilizado bastante para disseminar o máximo de informações. No espaço, os educadores publicam também fotos dos alunos durante os trabalhos nas escolas, além de relatórios das atividades, em que são destacadas informações como o planejamento feito e as dificuldades e facilidades encontradas no momento da aplicação. Além, é claro, de todas as atividades que são concretizadas nos encontros presenciais.
            O espaço acaba sendo também um grande motivador das ações. O recado aos educadores está dado:

            Professores cursistas,

            Sejamos como o sol que não usa nenhuma recompensa, não espera lucros, nem elogios, nenhuma fama. Simplesmente brilha.”


            Matéria publicada no Blog educação em 31 / 08 / 09. Visite o blog: http://www.blogeducacao.org.br/

            Mobilização

            Unidade da CBA, da Votorantim Metais, articula ações em parceria que mobilizarão a comunidade do município mineiro.

            A visita do Instituto Votorantim a Miraí, em Minas Gerais, nos três primeiros dias de julho, marcou o lançamento oficial do Parceria Votorantim pela Educação na cidade, que é conhecida por ser a terra natal do compositor Ataulfo Alves. Quem abriu a agenda foi o Gerente Geral de Mineração da CBA, Claret Antonio Vidal Abreu, ao lado do Gerente de Produção da Unidade de Miraí, Christian Fonseca de Andrade. Ambos trouxeram idéias de articulação e demonstraram seu compromisso com o Parceria. Para Claret, que está há 28 anos na empresa, um projeto que vem promover o relacionamento sustentável com a comunidade contribui de forma legítima para o sucesso da empresa, destacando que “desenvolvimento regional e educação são frentes importantes para nossa atuação”.No campo da gestão pública, a Secretária de Educação do município, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota, vem fazendo um trabalho de qualificação do desempenho das escolas sob sua responsabilidade, tendo atingido em 2007 o Ideb previsto para o ano de 2013. Mas, reconhece que “o desafio é manter o ritmo de melhoria e continuar evoluindo.”Ações locaisUma das iniciativas da Secretaria para responder ao desafio da aprendizagem dos 1040 alunos da rede com qualidade, e na idade certa, é a realização do programa Gestar II, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar do MEC para professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental, que teve início em maio passado. O programa de formação continuada semipresencial tem até um blog, produzido pelo professor Thiago Meira, que acompanha e registra as ações: http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com/2009_04_01_archive.html Outra ação desenvolvida pela Secretaria é o projeto - "Eu me amo - Semana pela Vida", implantado pelo professor Lucas Esperança da Costa, da Escola Municipal Dom Helvécio. O PAR – Plano de Ações Articuladas de Mirai encontra-se em análise no MEC e a cidade teve um papel significativo no envolvimento de outros municípios da região nesse planejamento, colaborando com sua experiência no processo.

            Agenda intensa

            Nas visitas às redações de jornais de Miraí, assim como aos veículos impressos, rádios e TV de Muriaé, cidade pólo da região, os comunicadores locais foram convidados a participar do Parceria colocando o tema na pauta sob vários ângulos, a fim de provocar a “febre da educação” nessas comunidades. Com a repercussão promissora dos primeiros contatos, os profissionais dessas mídias são candidatos fortes ao Prêmio Comunicador Parceiro da Educação, que tem inscrições abertas até setembro.

            No último dia, o prefeito Sérgio Luiz Resende (foto) recebeu a visita do Instituto Votorantim e da representante da Unidade local, ocasião em que assinou o compromisso Todos pela Educação e falou dos esforços de sua segunda gestão na área de Educação.Ele ressaltou que a parceria é bem-vinda, reforçando sua crença no papel da Educação como base para o desenvolvimento do município. O último compromisso da agenda foi o encontro com cerca de 30 agentes-chave locais (foto), representados por diretores e professores de escolas públicas, membros do Conselho Tutelar e o chamado “Grupo do Oito”, uma iniciativa do empresariado local, que tem a participação de lideranças sociais.A apresentação do Parceria despertou o interesse de todos, tendo a cobertura da TV Atividade e do Canal Futura. Os próximos passos devem se concretizar com o novo encontro desses agentes-chave do município para a elaboração de um plano de mobilização pela educação.
            Matéria publicada no Blog educação em 07 / 07 / 09. Visite o blog: http://www.blogeducacao.org.br/

            Gestar II motiva professores e acelera melhoria do ensino

            Ministrado pelo professor Thiago Meira, sob a coordenação da Secretaria de Educação de Miraí, o programa Gestar II se caracteriza como sendo de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa.
            O Gestar II foi criado para incentivar e provocar a melhora do processo de ensino/aprendizagem. A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, aprimorar a capacidade de compreensõ e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
            O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Tem como base os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa dos alunos de 5ª a 8ª séries ( 6º ao 9º anos ) do Ensino Fundamental.
            " Fico muito feliz em ver a participação efetiva de todos os professores cursistas envolvidos. Eles estão dando um show de entusiasmo, dedicação e profissionalismo. Posso dizer que é um grupo unido e com um único objetivo: lutar por uma educação de qualidade", conta o professor Thiago Meira que desenvolveu um blog para a exposição das atividades.
            Esse projeto grandioso conta com a participação de dez professores municipais de três cidades: Miraí, Santana de Cataguases e São Sebastião da Vargem Alegre.
            Os encontros são ministrados quinzenalmente com duração máxima de quatro horas. Até o término do programa são necessários aplicar 12 oficinas coletivas onde são desenvolvidas diversas atividades por meio dos Cadernos de Teoria e Prática. Os encontros envolvem dinâmicas que motivam o professor a relacionar os aspectos teóricos discutidos à sua prática cotidiana em sala de aula e a compartilhar reflexões e estratégias com os seus colegas de grupo. Enfim, discuti as técnicas e os métodos a serem trabalhados, visando a melhoria da qualidade do ensino, deixando as aulas mais criativas e dinâmicas aos olhos dos alunos e despertando neles o interesse pelo aprendizado. O trabalho é totalmente voltado ao desenvolvimento da compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
            O trabalho do professor Thiago de Meira Rezende pode ser acessado e conferido através de seu blog http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com/ / que serviu de modelo no encontro de tutores na cidade pólo de Barbacena. Este programa está se desenvolvendo num ambiente de competência e criatividade. Um verdadeiro show. Vale à pena conferir! 
            Matéria publicada no Jornal Opinião Miraiense em 15 / 09 / 09. Visite o site: http://www.jornalopiniao.net




            Depoimentos dos professores cursistas:

            • Durante todo o nosso curso do Gestar II, nosso coordenador, Thiago Meira, sempre foi muito atencioso aos nossos questionamentos, em nossos encontros presenciais ou até mesmo em caso de alguma dúvida extra que ocorria durante as semanas que não tínhamos encontros. Sendo assim, não vejo aspectos negativos, pois ele sempre explicou os conteúdos que havia nas TPs e ainda colocávamos em prática realizando oficinas dentro de sala, facilitando para todos no momento que fomos aplicando em nossa escola.
            Flávia Calais - Professora da Escola Municipal Affonso Alves Pereira - São Sebastião da Vargem Alegre

            • O professor coordenador sempre muito motivado, envolvia-nos nas atividades. Ao final, todos nós estávamos felizes e pensando já no próximo encontro. Não há aspectos negativos. Tudo foi muito positivo.
            Maria Aparecida - Professora da Escola Municipal Dom Helvécio - Miraí

            • Só há aspectos positivos para serem ressaltados, tanto do Gestar II quanto do professor Thiago Meira. Ele foi bastante dinâmico, criativo e comprometido com a função que estava desenvolvendo. Trouxe atividades que realmente se aplicam em sala de aula e que necessita de recursos acessíveis em qualquer instituição.
            Lucas Esperança - Professor da Escola Municipal Dom Helvécio - Miraí

            • Desde o primeiro dia, identifiquei-me com o Gestar II. Por ser novata na profissão, o programa trouxe-me experiência e confiança diante das minhas turmas. Na aplicação das atividades fiquei muito empolgada, pois os alunos adoraram. Não encontro pontos negativos no professor coordenador. Os aspectos positivos estão na responsabilidade, na assiduidade, na educação, na competência e na organização do professor Thiago Meira. Ele é excelente!
            Marisa Lage - Professora da Escola - Santana de Cataguases - MG


            Curso Intel Educar

            Aconteceu na Escola Municipal Ninho da Águia entre os dias 07/11, 08/11, 18/11, 21/11 e 22/11, o Curso Intel Educar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Miraí em parceria com o Instituto Votorantim.
            O curso foi ministrado pelos mediadores Conceição Morito, da Escola Municipal Ninho da Águia, e Thiago de Meira Rezende, da Escola Municipal Dom Helvécio. Esse projeto visa melhorar a eficácia dos professores por meio do desenvolvimento profissional, ajudando-os a integrar tecnologia em suas aulas com a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Os seus alunos são incentivados a buscar a resolução de problemas por meio do pensamento crítico, além de desenvolver suas habilidades de trabalho em grupo e outras habilidades do século XXI. Com mais de 7 milhões de professores treinados em mais de 60 países, a Intel Educar é o programa de maior sucesso nesse tipo de iniciativa.
            Thiago,

            Novamente gostaria de agradecer pela parceria e parabenizar o trabalho que você desenvolveu. É uma grande alegria ter professor como você parceiro nesse trabalho inovador e de qualidade. Ver o seu entusiasmo, o comprometimento e competência na realização do trabalho é muito gratificante. Você fez a diferença!
            Verifiquei o preenchimento do relatório e demais registros no sistema Intel Educar e está tudo ótimo. O relatório está perfeito e com riqueza de detalhes registrados, o que faz dele um modelo. Parabéns! Conto com você em 2012 para darmos continuidade ao trabalho.
            Para mim, é uma honra tê-lo como parceiro.
            Michele Bettine
             Site: http://www.institutocrescer.org.br

            Nenhum comentário:

            Postar um comentário

            Compartilhar

            Envie esta página a um amigo!